" DICAS DE VIDA SAUDÁVEL " - Sejam Bem-Vindos!

Criar uma Loja Virtual Grátis

" Alimentação Saudável todos os Dias "

" Alimentação Saudável todos os Dias "

 

Como obter uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, a partir de 2 anos de idade. Entenda e aplique-os no seu dia-a-dia.

Por que  são Importantes? Confira!!!!

A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda que o excesso de peso já atinge aproximadamente um (1) bilhão de adultos no mundo, e pelo menos 300 milhões são obesos devido a uma alimentação inadequada.

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

Caso você tenha alguma doença como: diabetes, hipertensão, colesterol alto e necessite de orientação nutricional específica procure um nutricionista.

Você sabia?

ü  Quando ficamos muito tempo sem se alimentar, o nosso organismo ativa o sistema de fornecimento de energia através das proteínas musculares, em outras palavras, o corpo começa a perder massa muscular para repor a falta de energia!

ü  Ou seja, ao invés de queimarmos as gorduras localizadas queimamos a nossa massa muscular. Toda vez que isto acontece, podemos sentir nosso hálito com gosto metálico.

ü  Portanto, não se esqueça! Coma sempre as SEIS refeições diárias, com um intervalo médio de 3 horas entre elas.

ü  Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais, tubérculos e raízes nas refeições.

ü  Neste grupo encontramos os seguintes alimentos: arroz, milho, trigo, pães, massas, batatas, mandioca, etc.

ü  Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

ü  Os Alimentos integrais por não passarem pela industrialização, preservam a maioria dos nutrientes. Entre os principais estão as vitaminas, os minerais e as fibras, muitas vezes presentes na casca ou películas protetoras eliminadas no refinamento.

ü  Além disso, as fibras não são tão facilmente digeridas pelo organismo, ou seja, faz com que o corpo trabalhe mais e por mais tempo para absorver os nutrientes. Por isso que ao comermos um alimento integral demoramos mais tempo para sentir fome, em outras palavras, os alimentos que contém fibras nos dá mais saciedade.

ü  As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em minerais e vitaminas e devem ser consumidos diariamente, pois ajudam a regular todas as funções do organismo.

ü  Eles proporcionam maior resistência ao corpo contra infecções, auxiliam na cicatrização de feridas e queimaduras, promovem o crescimento normal do organismo, atuam na formação e manutenção de ossos e dentes, no bom funcionamento do sistema nervoso e mantêm a saúde dos olhos e da pele. Além disso, são ricos em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino.

ü  Coma feijão com arroz todos os dias ou, no mínimo, cinco vezes por semana.

ü  Esse prato tipicamente brasileiro é uma combinação perfeita! Contém boa quantidade de carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras. Essa combinação contém quase a mesma quantidade de proteínas encontradas na carne.

ü  O arroz é uma importante fonte de vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina. As mais abundantes são a niacina e a tiamina que por ficarem numa parte mais externa do grão são, em parte, perdidas no processo de polimento de arroz. Por isso o arroz integral possui uma quantidade muito maior do que o arroz polido. Uma ingestão diária de 150 g de arroz integral satisfaz 50% das necessidades de vitamina B1 e 40% das de niacina além de ser uma boa fonte de vitamina B6.

ü  Já o feijão contém Tiamina, Riboflavina, Niacina e Folacina. E os minerais existentes são potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Em uma porção de 170 gramas de feijão cozido fornece de 10% a 12% das necessidades diárias de piridoxina, 25% das de tiamina, 30% das de ácido fólico e 10% das de niacina e riboflavina. Já a porcentagem dos minerais para essa quantidade ingerida é de 10% das necessidades diárias de cálcio e de zinco, 20% das de potássio e cobre, 20% a 25% das de fósforo, magnésio e manganês e 29% e 55% das de ferro para mulheres e homens, respectivamente.

ü  Estes alimentos são ricos em proteínas. As proteínas fazem parte da estrutura básica de nossos tecidos, como os músculos e a pele, além de desempenharem funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue, desativação de materiais tóxicos ou perigosos, etc.).

ü  Devemos retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, desta forma estes alimentos se tornam mais saudáveis!

ü  A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. A gordura trans além de aumentar o colesterol ruim (HDL), reduz o colesterol bom (LDL), portanto, fique longe dela!!!

ü  Dois(2) pacotes de biscoito recheado, contém a mesma quantidade de calorias que uma pessoa normal deveria consumir ao longo do dia inteiro.

ü  Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de água e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais. Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo.

Quando sentimos sede, quer dizer que o nosso corpo já está desidratado!!

Então, vale a dica... Tenha uma Alimentação Saudável Diariamente.









 

 




Total de visitas: 14273